terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vacinas ILP (Cross-Match) foi minha salvação no tratamento para engravidar

Gente sou feliz por ter feito o tratamento na Clinica Intro ... onde descobriram que eu não tinha grande variabilidade genética com marido ... após 2 abortos fiz o tratamentos com três doses das vacinas ILP, logo em seguida engravidei e  tive uma gestação muito saudável.


Cross-Match

Acredita-se que o sistema imune materno possua mecanismos para reconhecimento da carga genética diferente de um feto, e com isso, consiga protegê-lo contra a destruição. Haveria, assim, a produção dos chamados anticorpos bloqueadores que protegeriam o embrião recém-implantado no útero. Este tipo de resposta recebe o nome de aloimunidade. Quando não existe grande variabilidade genética entre o homem e a mulher, mesmo que eles não sejam parentes, tais anticorpos não são produzidos, deixando o embrião susceptível ao ataque do sistema imune. Portanto, se existe certo grau de semelhança entre o HLA materno e paterno, tais anticorpos bloqueadores não serão produzidos. Sendo assim, o embrião tem maior chance de ser destruído pelo sistema imune da mãe e o quadro clínico em tais casos poderá ser reconhecido como abortamento de repetição.

Vacina com linfócitos paternos (ILP)
É para tais casos que costumamos indicar um tratamento imunológico baseado na utilização de vacinas produzidas com linfócitos presentes no sangue do pai, que são injetados no organismo da mãe com o intuito de estimular, por uma via diferente, a produção de anticorpos contra o HLA paterno, que poderão, assim, ter o efeito protetor numa gravidez subseqüente. Esta é a teoria que justifica o tratamento de imunização com linfócitos paternos (ILP) para casos de abortamentos de repetição de causa aloimune.

Exame de Cross-Match
A avaliação da presença de tais anticorpos é feita com um exame denominado Cross-Match, que pesquisa a existência de anticorpos contra linfócitos paternos no sangue da mãe. Existem diferentes métodos para a detecção desses anticorpos no soro materno, tais como a microlinfocitotoxicidade e a Citometria de Fluxo Quantitativa, sendo somente o último indicado para a avaliação na área de reprodução, principalmente por ser mais sensível e apresentar menos variância entre resultados da mesma amostra. Os resultados dos exames de Cross-Match são usados para indicar o tratamento e para monitorizar a resposta materna à aplicação das vacinas (ILP).
Após mais de 4 anos de estatística e experiência com nossas pacientes, concluímos que 3 aplicações de ILP com intervalos médios de 3 semanas são suficientes para sensibilizar a grande maioria das pacientes, e em torno de 30% dos casos necessitam de mais uma dose de reforço. Uma vez imunizada, a paciente permanece por volta de 6 meses sem a necessidade de novo tratamento, possibilitando assim durante esse período engravidar espontaneamente ou por métodos de fertilização caso seja necessário. 

É importante lembrar que todo casal deve passar por prévia consulta com médico especializado antes de qualquer tipo de tratamento. Só o médico é capaz de julgar a necessidade de exames complementares coadjuvantes bem como qual terapêutica será necessária para cada casal. 
RDO Diagnósticos Médicos
A RDO conta com a mais alta tecnologia em equipamentos de última geração, aliada a uma capacitada equipe médica multidisciplinar especializada, abrangendo as áreas de Medicina Diagnóstica da Imagem, Medicina Fetal e Medicina Genética, além da Medicina Laboratorial e Imunologia. Um ambiente agradável, que nos diferencia desde o primeiro contato até o encaminhamento ao profissional solicitante.

Todos os aspectos da concepção da RDO foram minuciosamente pensados e projetados para a conveniência de todos, proporcionando um clima de descontração e segurança, com a certeza do melhor diagnóstico e atendimento. 
Conheça mais sobre a clínica e exames visitando o site.
RDO Diagnósticos Médicos
 
Avenida Brasil, 1150 – Jardim América
CEP: 01430-001
São Paulo – SP – Brasil
Telefone: 55 – 11 – 3065-0800

Site: www.rdo.med.br
E-mail: rdo@rdo.med.br

3 comentários:

  1. Olá Marcy, tudo bem? Sou gerente de marketing do RDO e gostaria de pedir sua permissão para reproduzir a sua postagem em nossa fanpage. Aguardo seu retorno, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber de quanto tempo após as vacinas vc conseguiu engravidar.Tive um histórico bem parecido com o seu e também achei interessante realizar o procedimento das vacinas. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir

Olá deixe sua msg!